Quem Paga as contas?

Sabe o que é estranho? Enquanto a economia bate recordes e o país acumula uma reserva de bilhões, o Governo “pede penico” ao Congresso pra aprovar o CPMF, pois não tem dinheiro pra saúde. Tanto que tomaram a decisão de rasgar a LEI que criou a “Contribuição” (AHAHAHHAHHAHA) “provisória” sobre Movimentação Financeira, que, como todos nós sabíamos (Governo incluso), acaba em 2008. Ora, se era provisória, e tinha data pra acabar, por que nosso querido Governo a tratou durante todos esses anos como uma arrecadação líquida e certa, indispensável pra “fechar as contas”, a ponto de, caso a CPMF não passe, nosso querido dit, digo, presidente ter dito que criaria outro impost, digo, contribuição similar?

Pois é… a Saúde precisa tanto desse dinheiro, não? Basta ver como o sistema está falido… Só é estranho notar como o Governo está brigando tanto com o Congresso, pois não quer destinar mais dinheiro pra Saúde!! Como está, apenas 42% da arrecadação da CPMF é que vai pra saúde (devia ser o total, já que o terrorismo feito pelo Governo é que falta dinheiro pra saúde, não é mesmo?). Nota-se como eles estão preocupados com a saúde e bem-estar dos brasileiros, que têm um ONEROSO atendimento de primeiro mundo e nunca precisaram de planos de saúde privados.

Pois é… o Governo precisa de dinheiro urgente… Mas eis que vem agora a Copa do Mundo, que vai demandar NO MÍNIMO 5 BILHÕES DE DÓLARES (Os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, inicialmente orçados em 500 milhões de reais, estima-se que tenham consumido 4 bilhões de reais). A ilusão que nos vendem é que eventos assim se pagam com turismo, investimentos pro uso da população, iniciativa privada. Mas vá falar isso pra Grécia, um país de primeiro mundo (cuja economia está ancorada em EUROS) e que está com um rombo por conta das Olimpíadas.

Pelo relatório da FIFA, os novos estádios e as reformas seriam bancados por meio de parcerias público-privadas ou por concessões a terceiros. Só que, na prática, o levantamento da Folha mostrou que pelo menos 11 dos projetos de estádios tinham previsão de utilização de dinheiro público.

Então você e eu continuaremos pagando CPMF até 2011, sujeita a prorrogação (caso o mundo não acabe em 2012) para que nosso país continue pagando as regalias dos salários e auxílios astronômicos dos parlamentares, do cartão de crédito presidencial, das viagens de nossas autoridades (como essa agora, que foram pra Suíça apenas pra passear e aparecerem na foto), além de outras farras com dinheiro público. Além, é claro do Mensalão e mensalinhos. Afinal, pra que investir em capacitação, educação, saneamento, quando se pode fazer caridade com dinheiro dos outros e manter, assim, um curral eleitoral?

Aqui em Recife a comunidade de Boa Viagem reivindicava há MUITO TEMPO um parque. Apenas um parque, com área verde (coisa rara nesse bairro dominado pelo concreto). Conseguiram a muito custo o direito de usar um terreno abandonado da Aeronáutica, mas aí o projeto foi pra prefeitura de João Paulo (PT) executar: o que era um parque (um simples parque) virou um projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer de um centro cultural (?!) com pavilhão para exposições, teatro e restaurante, e cuja paisagem é dominada por uma extensa área de concreto que fará um calor desgraçado (quem visitou Brasília já sabe) no meio do que deveria ser uma ÁREA VERDE?!! Tudo isso sem consultar as associações que reivindicavam… um parque. Nada mais que um parque. Após muita briga (que continua até hoje), conseguiram preservar 60% da área verde. Só que o custo, orçado inicialmente em R$ 18 milhões, foi pra R$ 29.662,711 (por conta do teatro, que o povo não pediu e não faz questão).

Que me perdoe o gênio que é o Niemeyer, mas a obra dele, nesse local específico, e neste contexto, é tão inconveniente quanto um estacionamento seria numa reserva florestal. Que se destrua a horrorosa construção que é a prefeitura e se faça um prédio de Niemeyer no local, então! Mas diminuir a (pouca) área verde de um parque, nos tempos de hoje, é um crime ambiental! Boa Viagem tem um dos maiores Shopping Centers do Brasil, tem restaurantes de todo tipo, tem uma feirinha ao ar livre com todo tipo de manifestação cultural, pra que precisa de mais uma praça de eventos?

Prefeitura do povo, para o povo? Ignorando frontalmente o povo? Onde o povo é que paga a conta? Isso é Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s